Seg, 15 Julho 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

DAI volta a produzir açúcar com beterraba sacarina

corucheDAI

O aumento da quota nacional de produção de beterraba vai permitir que a Sociedade de Desenvolvimento Agro-Industrial (DAI), que opera uma fábrica em Coruche, volte a utilizar beterraba sacarina na produção de açúcar a partir de 2017.

A empresa vai investir cerca de 12 milhões de euros na readaptação da fábrica que opera em Coruche, de acordo com as declarações do responsável pela área de inovação e desenvolvimento da empresa, Manuel Espadinha, ao jornal Dinheiro Vivo.

Recorde-se que a DAI deixou de usar beterraba em 2008, quando a Comissão Europeia reduziu para menos de metade a quota nacional de produção, o que obrigou a empresa a recorrer à importação de cana de açúcar para refinamento.

Segundo o Dinheiro Vivo, o aumento das quotas de produção, apesar de ainda não estarem quantificadas, permitem à empresa cultivar grandes áreas de beterraba sacarina.

Manuel Espadinha acrescentou ainda que a empresa está em negociações para ocupar 10 a 12 mil hectares de terreno na zona do Alqueva, no Alentejo, o que permitirá à DAI produzir entre 120 a 150 mil toneladas de açúcar, ou seja, mais de metade da produção anual que abastece a marca Rio Bravo e as marcas próprias do Continente e da Auchan.

“Hoje, a fábrica apenas refina cana de açúcar que temos de comprar lá fora e, por isso, produzir beterraba significa menos dinheiro gasto na importação”, diz Manuel Espadinha ao Dinheiro Vivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB