O concurso nacional de azeites de Portugal, que se realiza no âmbito da próxima Feira Nacional da Agricultura, é o primeiro a nível mundial a ter o patrocínio do Conselho Oleícola Internacional (COI).
O COI “é um organismo que conta com 17 membros, sendo um deles a União Europeia, e representa todos os países que produzem azeitona e azeite de oliva”, explica uma nota de imprensa do Cnema, acrescentando que este organismo “promove o azeite de oliva em todo o mundo mediante os segmentos de produção, definição de normas de qualidade e vigilância de autenticidade”.
“O apoio ao Concurso Nacional de Azeites de Portugal faz todo o sentido, tendo em conta o esforço coletivo para a criação de um concurso nacional, de acordo com os exigentes requisitos do COI, e pela importância que tem para Portugal”, acrescenta a mesma nota.
O diretor executivo do COI vai estar presente na entrega dos prémios do concurso e na abertura do seminário sobre o tema “Azeite Virgem Português”, iniciativas que se realizam no dia 8 de junho, durante a 53ª edição da FNA.
O concurso realizou-se no início de maio, no Cnema, e contou com várias dezenas de amostras de produtores de norte a sul do país e com um painel de provadores oficial e exclusivo, composto por profissionais de referência na análise sensorial de azeites virgens.