O primeiro concurso de ideias de negócio do projeto “Incubar + Lezíria” registou 31 candidaturas de projetos inovadores para a Lezíria do Tejo, durante a 1ª fase de receção, que terminou no passado dia 8 de julho.
Segundo números divulgados pela Nersant, 42% dos projetos empresariais rececionados são oriundos de fora do Ribatejo, o que cumpre um dos objetivos da associação empresarial, o de “atrair para a Lezíria do Tejo projetos empresariais inovadores”.
Do total, 18 das candidaturas foram submetidas por empreendedores residentes no Ribatejo, 14 deles na Lezíria e quatro no Médio Tejo.
O júri do concurso, composto por Francisco Avillez, Maria do Rosário Partidário e Manuel Laranja, e pelos presidentes das quatro instituições que o promovem, vão agora analisar as candidaturas, “devendo os resultados ser apresentados na última semana de julho”, informa a Nersant.
Aos três projetos vencedores será atribuído um conjunto de benefícios, mais concretamente a pré-incubação física para desenvolvimento do projeto, em sistema de co-working reservado, por um período de 3 meses, na Startup Santarém ou no Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, e também a incubação física (pós-início de atividade) por um período de 6 meses, nos mesmos locais.
Os vencedores poderão ainda participar “num programa de aceleração da Startup Santarém apoiado por uma equipa de consultores e mentores de referência e ainda uma bolsa monetária para transformação da ideia em iniciativa empresarial, durante três meses”, explica ainda a associação empresarial.
Recorde-se que este 1º concurso “Incubar + Lezíria” está a realizar-se no âmbito de um projeto com o mesmo nome dinamizado pela Nersant, Instituto Politécnico de Santarém, Agrocluster Ribatejo e Desmor, visando “promover o empreendedorismo qualificado e criativo e apoiar empreendedores na criação e consolidação de novas empresas na região da Lezíria do Tejo”.