O Cnema vai voltar a receber o “Concurso Nacional de Azeites de Portugal” (CNAP), que vai para a sua 18ª edição, novamente com o selo de garantia do Conselho Oleícola Internacional, que já comunicou à organização a sua renovação.
“Este patrocínio institucional reconhece ao CNAP os graus máximos de rigor, exigência técnica e excelência no sentido do cumprimento das normas do Conselho Oleícola Internacional para os prémios de qualidade de Azeite Virgem Extra”, explica uma nota de imprensa do Cnema.
Destinado a distinguir lotes homogéneos de Azeite Virgem Extra, o CNAP “permite a distinção de Azeites com Denominação de Origem Protegida e os Azeites produzidos em Agricultura Biológica e atribui ainda os prémios «Melhor do Mercado» a Azeites comprados diretamente nos lineares do mercado nacional pela organização do Concurso”, salienta a mesma nota.
Atribui também o prémio “Azeite Virgem Extra Prestígio” ao lote que obtiver a maior pontuação final absoluta, e ainda o “Prémio Feira Nacional de Agricultura” ao lote com volume igual ou superior a 20.000 litros que obtenha a maior pontuação final absoluta.
O Cnema, que organiza o CNAP em parceria com o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, explica ainda que o concurso conta com um painel de provadores oficial, nacionais e estrangeiros, profissionais de referência na análise sensorial de Azeites que durante dois dias de provas cegas provam, avaliam e pontuam os Azeites portugueses em competição.