Nesta sétima eleição dos prémios AHRESP, que este ano atingiu um recorde de 54 mil votos, divididos por empresas, instituições, estabelecimentos, regiões, eventos, produtos, serviços e profissionais dos setores da restauração, do alojamento e da promoção turística em Portugal, Rodrigo Castelo foi premiado pela forma como “explora a potencialidade que a gastronomia de Santarém tem para oferecer nos seus pratos.
Já David Costa, chef executivo do restaurante Adega, nos Estados Unidos, que, apenas em dez meses depois da abertura, recebeu uma estrela Michelin, a primeira para San José, onde está emigrado desde 2016, servindo a comunidade americana e as pessoas de língua portuguesa que se encontram na Califórnia, com produtos do seu país de origem.
As votações do público e dos jurados, divididas em 13 categorias, decorreram entre 18 de abril e 7 de maio. A gala de entrega dos galardões, que se realizou ontem, reuniu mais de 450 pessoas no Pátio da Galé, e contou com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, do secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) nasceu em 1896. É a maior Associação empresarial portuguesa, representando mais de 50 áreas de atividade dos setores da restauração e similares e alojamento turístico, que contribuem para uma das maiores locomotivas do desenvolvimento e da economia da sociedade portuguesa: o Turismo.