A Câmara Municipal de Santarém viu aprovada no dia 15 deste mês a candidatura a fundos comunitários do Centro de Inovação Empresarial de Santarém, que será instalado, em parceria com a Asscoiação Empresarial da região de Sanatrém (Nersant), nas instalações da antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC).
A candidatura, de valor global superior a 369 mil euros, prevê uma comparticipação de fundos europeus de 85% do total do investimento. As obras, que deverão estar prontas daqui a 5 meses, em abril de 2014, passam pela recuperação do edifício nº 2 da ex-EPC, que tem uma área bruta de 1.480m2, dividida por três pisos.
O espaço, que acolherá novas empresas em fase de implementação no mercado (start-ups, será dividido de forma a criar zonas de oficinas/armazéns e salas multiusos no piso térreo, escritórios, salas de formação, e salas de reuniões no 1º piso, ficando localizados o gabinete de apoio ao centro e a sala multiusos no 2º piso do edifício.
A parceria com a Nersant confere-lhe a gestão deste novo espaço e é também desta entidade a responsabilidade pela cobertura financeira da contrapartida nacional (15%) desta candidatura bem como a de despesas consideradas não elegíveis por este programa.
Segundo o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves “este projeto constitui uma mais-valia não apenas para aqueles que diretamente poderão ser beneficiados, uma vez que irá gerar novos postos de trabalho no Concelho de Santarém, mas também para a população em geral, que a partir de abril de 2014 terá acesso a um local qualificado e devidamente equipado com fins estritamente profissionais”.
Saiba mais em:
Câmara e associação empresarial criam centro de inovação em Santarém |