Qua, 24 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Cavaco inaugurou Feira com elogios aos jovens agricultores

santaremFNA2015cavaco

Em dia de inauguração da 52ª edição da Feira Nacional da Agricultura (FNA), o Presidente da República veio a Santarém elogiar os jovens agricultores, defendendo ser fundamental “continuar a apostar no rejuvenescimento” do sector agrícola.

Para Cavaco Silva, a agricultura e a fileira agroalimentar têm-se assumido como uma alternativa para a criação de emprego qualificado numa conjuntura de crise, e a prova disso é o “dinamismo e a modernização” que o setor tem demonstrado.

Os resultados começam a mostrar-se, referiu o chefe de Estado, sublinhando que, no último ano, “as exportações de produtos agroalimentares aumentarem cerca de 8% e o défice alimentar reduzir-se em mais de 500 milhões de euros”.

Acompanhado pela Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, Cavaco Silva percorreu o certame em cerca de uma hora, tendo parado várias vezes para conversar com expositores.

No final, em declarações aos jornalistas, Cavaco Silva deu os parabéns à organização da FNA por ter eleito a floresta nacional como o tema central da feira deste ano, sublinhando a sua importância social, ambiental e económica.

O Presidente declarou-se “confiante no futuro da agricultura portuguesa”, referindo a “evolução notável” registada em produtos como o vinho, o azeite, o tomate, as frutas e os hortícolas, bem como “a penetração em novos mercados, com novos produtos, como se está a verificar hoje”.

À margem da vista do Chefe de Estado, a ministra da Agricultura fez a abertura da conferência “Expresso I Intermarché Novos Produtos, Novos Produtores”, evento que contou com a presença de diversas personalidades entre as quais João Machado, Presidente da CAP e Presidente do Conselho de Administração do CNEMA.

O primeiro dia FNA começou logo pela manhã num ambiente de grande festa, com um desfile de campinos pelas ruas da cidade e o encontro nacional de confrarias gastronómicas e enófilas, organizado pela Confraria Gastronómica do Ribatejo, e terminou com um concerto dos The Gift e a habitual largada de toiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB