Seg, 15 Julho 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Casa nova para startups de Santarém

cies startup santarem

A Câmara Municipal e a Associação Empresarial da Região de Santarém inauguraram no sábado, 19 de março, o Centro de Inovação Empresarial de Santarém (CIES), também conhecido por Startup Santarém, que está instalado no edifício principal da antiga Escola Prática de Cavalaria.

O CIES resulta de uma parceria entre a associação empresarial e a autarquia e traduz um investimento de cerca de 150 mil euros, por parte da Nersant.

A presidente da associação, Maria Salomé Rafael, não tem dúvidas que com esta infraestrutura “a região de Santarém passará agora a dispor de um centro de excelência para receber os empreendedores e assim complementar os programas já existentes de apoio à criação e consolidação de novas empresas.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, destacou a “congregação de esforços” que permitiu a criação da Startup Santarém. “Acredito muito em Santarém e acredito que será das cidades médias que mais vai crescer nos próximos anos. E estes projetos são naturalmente a alavanca desse crescimento”, referiu o autarca escalabitano.

A cerimónia de inauguração do CIES contou ainda com a presença do presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), José Eduardo Carvalho, que deixou um conselho àqueles que estão a chegar a esta região, ou que já estão a trabalhar nela. “Não devem subestimar a liderança da Nersant nas dinâmicas socioeconómicas que aqui são implementadas”, disse o dirigente.

Outra das frases marcantes da cerimónia de inauguração do CIES pertenceu ao secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, que destacou o mérito desta parceria. “É difícil encontrar um melhor exemplo – dinamizado entre câmara, empresários e administração central – onde vale mesmo a pena aplicar dinheiro público. Isto é o que eu chamo de um projeto bem feito”, frisou.

“Neste momento em Portugal, 50% do novo emprego é criado por empresas com menos de cinco anos. E quando a prioridade de todos é a criação de emprego, estas jovens empresas passam a ser uma prioridade”, concluiu o governante.

 

18 anos de apoio ao empreendedorismo

O Startup Santarém, que poderá crescer em breve para outra ala da antiga Escola Prática de cavalaria, tem para já disponíveis um conjunto de valências entre as quais espaços de co-working para recém-empresários e potenciais empreendedores, espaços de formação e capacitação, espaços de instalação e incubação de novas empresas e espaços de instalação de empresas de natureza inovadora que possam contribuir para o fortalecimento do ecossistema empreendedor da região.

Esta parceria com a autarquia de Santarém é uma das últimas apostas da Associação Empresarial da Região de Santarém na promoção do empreendedorismo, área em que a Nersant começou a trabalhar há mais de 18 anos.

Segundo a associação, só nos últimos três anos foram analisadas pela Nersant 1380 ideias de negócio e apoiados 319 planos de negócio, ajudando a criar 281 empresas, das quais dezassete foram criadas já em 2016. Estas novas empresas representam um investimento inicial de quase 4, 3 milhões de euros e 413 postos de trabalho criados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB