A retrosaria Casa Aquiles, em Alcanena, uma das casas de comércio mais antigas da vila, vai encerrar em breve, ao fim de 79 anos de portas abertas.
A Câmara de Alcanena aprovou por unanimidade um voto de louvor e reconhecimento à empresa Aquiles de Sousa Dias e Filhos, Lda., depois do atual proprietário, Filomeno Mina Dias, filho do fundador, ter informado a autarquia que era sua intenção proceder ao encerramento da atividade.
“É com tristeza que o atual executivo assiste ao encerramento desta empresa, que, durante 79 anos, contribuiu para o desenvolvimento socioeconómico do concelho, e que é, ainda, um importante polo dinamizador do núcleo histórico da vila”, salienta uma nota de imprensa da autarquia.
A retrosaria foi fundada em 1938, por Aquiles de Sousa Dias, e tornou-se uma referência do comércio tradicional a nível local e regional durante várias gerações.
Em 2014, por ocasião da comemoração do 1º centenário da fundação do concelho de Alcanena, a Casa Aquiles recebeu a medalha de mérito do município – grau ouro.