“A campanha é constituída por um conjunto de mensagens de alerta e tem como objetivo alertar condutores e peregrinos para a necessidade de todos adotarem comportamentos seguros, de forma a garantir uma coexistência sem acidentes nas estradas”, explica uma nota de imprensa da Câmara do Cartaxo.
O Serviço Municipal de Proteção Civil e os Bombeiros Municipais “estão ao serviço dos peregrinos, como é habitual ao longo de todo o ano, mas em especial neste período em que mais crentes percorrem os Caminhos de Fátima”, explica o presidente da Câmara do Cartaxo, João Heitor, referindo-se ao período de peregrinação que precede a celebração do dia 13 de outubro.
“A segurança de quem escolhe percorrer este caminho de fé, reside, muitas vezes, em pequenos gestos, em comportamentos simples ou cuidados que demoram poucos segundos, mas podem fazer a diferença para toda a vida de uma pessoa, seja peregrino, seja condutor”, afirmou o autarca.
A campanha faz recomendações simples e muito concretas a peregrinos e a condutores, chamando a atenção para a necessidade de todos protegerem ao máximo as pessoas mais vulneráveis que percorrem o caminho até ao Santuário de Fátima.
Entre as mensagens e conselhos, estão o caminhar pelos passeios ou, na sua ausência, pelas bermas, o mais próximo possível das casas e o mais afastado da via de trânsito, caminhar no sentido contrário ao do trânsito, de frente para os veículos, usar roupas claras e coletes refletores, mesmo durante o dia ou fazer pausas para descansar, entre outros.