Segundo Pedro Nobre, o vereador responsável pelo pelouro do ambiente na Câmara do Cartaxo, esta fase da campanha de divulgação vai decorrer durante cinco dias e abrange todos os municípios que integram o novo modelo de recolha de resíduos recicláveis porta a porta, que a Ecolezíria vai iniciar em 2020.
A partir de três perguntas, a Ecolezíria dá a conhecer aos munícipes como decorrerá a recolha porta-a-porta, em que a empresa fornecerá ecosacos, baldes para resíduos orgânicos e ainda compositores, nos casos de habitações que possuam espaço exterior.
A recolha será efetuada em datas agendadas e prevê uma compensação financeira para os munícipes que mais colaborem na separação dos resíduos, para descontar em compras no comércio local.
As embalagens de papel / cartão e de plásticos / metais serão recolhidas uma vez por semana, ao passo que os resíduos orgânicos serão recolhidos três vezes por semana.
A recolha dos recicláveis vai ocorrer durante a madrugada do dia da semana indicado para a recolha, pelo que cada utilizador deverá colocar os sacos na via pública à porta da habitação ou prédio onde reside, sendo que o vidrão vai continuar na via pública.