A escritura foi assinada no salão nobre dos Paços do Concelho, num dia que o presidente da autarquia, Pedro Ferreira, define como “marcante” e que “deve orgulhar a todos” enquanto autarcas.
“Temos agora pela frente o grande desafio que é honrar aquele espaço, de modo a que volte a ser um pólo central da cidade e um dinamizador socioeconómico do concelho”, referiu Pedro ferreira, deixando ainda um agradecimento à entidade vendedora, por “ter percebido a importância para ambas as partes de um entendimento”.
Seguiu-se uma visita ao local, onde todos puderam ficar a conhecer melhor a dimensão do complexo industrial.
Esta aquisição resulta de uma ambição antiga, que remonta já a 2013 e que pretende perpetuar a memória coletiva da população torrejana, muito ligada aos 166 anos de laboração da antiga empresa.
A revitalização daquele espaço emblemático, que abrange um total de 31 000 m2, será feita na ótica da sua devolução à cidade e ao concelho, com base num estudo prévio cujo mote é uma requalificação modelar, possível de se fazer edifício por edifício, em torno da designação global de TN FACTORY, e que será alvo de candidatura ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
O referido estudo prevê a criação de espaços museológicos, zonas de restauração e lazer, espaços desportivos, espaços empresariais, entre outros, que permitirão, em articulação com diversos parceiros, nomeadamente na área da saúde, da educação, do desporto e do empreendedorismo, criar dinâmica e permitir a fruição do antigo complexo industrial.
A intervenção prevê a criação de quase duas dezenas de espaços diferentes, de um Núcleo de Interpretação da Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas (área de implantação – 245 m2) a um parque de estacionamento (área de implantação – 1675 m2) – 53 lugares de estacionamento para viaturas ligeiras, passando por um Centro de Alojamento Temporário (área de implantação – 370 m2) , pela Escola Nacional de Formação da Cruz Vermelha (área de implantação – 893 m2) e por blocos empresariais da StartUp Torres Novas (áreas de implantação – 893 m2 + 825 m2), entre outros.