Seg, 20 Maio 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Autarquias do sul do Ribatejo querem recolher lixo em conjunto

lixo

As sete autarquias do sul do distrito de Santarém que integram a Resiurb – Associação de Municípios para o Tratamento de Resíduos Sólidos, vão ficar com os 49% do capital da Ecolezíria – Empresa Intermunicipal para o Tratamento de Resíduos Sólidos, que estavam na posse de privados, e querem avançar para a recolha conjunta do lixo.

A informação foi avançada à agência Lusa pelo presidente do conselho de administração da Resiurb, Pedro Ribeiro. O responsável, que é também presidente da Câmara de Almeirim, concelho onde se situa a sede da empresa e o aterro sanitário entretanto desativado, localizado na freguesia da Raposa, revelou que o estudo está feito, faltando apenas os pareceres das várias entidades, nomeadamente para contratação de pessoal, o que espera que possa ocorrer assim que passar o atual impasse governativo.

“Com a ERSAR [entidade reguladora] a exigir que os custos sejam refletidos na população, individualmente sairia sempre muito mais caro”, pelo que os municípios decidiram avançar para a recolha conjunta, afirmou Pedro Ribeiro à Lusa.

O autarca esclareceu ainda que, tendo já obtido o visto do Tribunal de Contas, os municípios avançaram com a ação potestativa para tomada de posse das ações dos privados SUMA e Lena Ambiente, que têm agora um prazo de três meses para reclamar.

Refira-se que os municípios que constituem a Resiurb (que detinha 51% do capital da Ecolezíria) pagaram o valor previsto por lei, ou seja, o valor nominal das ações mais 30%, cerca de 15.000 euros a cada um dos privados.

O aterro da Raposa deixou de receber resíduos desde o verão, passando os lixos destes 7 municípios a ser depositados no aterro da Resitejo, na Chamusca. No entanto, o espaço terá de continuar a ser monitorizado durante 30 anos, com os custos a isso associados.

A Resiurb é formada pelos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche e Salvaterra de Magos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB