Dom, 3 Março 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Aumento da eletricidade obriga Águas de Santarém a atualizar tarifário

O aumento das despesas com a energia, que este ano vão triplicar face a 2022, obrigou a empresa municipal Águas de Santarém (AS) a atualizar o tarifário para 2023, numa subida que, para não “castigar” os consumidores, reflete apenas este acréscimo no valor gasto em eletricidade.


Na reunião de câmara desta segunda-feira, 23 de janeiro, o presidente do Conselho de Administração da AS, Ramiro Matos, explicou que, apesar dos custos com energia aumentarem para o triplo, o aumento do tarifário vai refletir apenas metade desse valor, sendo que os restantes 50% vão ser conseguidos com redução de despesas noutras áreas.

Ramiro Matos explicou ainda que, por uma questão de justiça social, o aumento será menor nos escalões mais baixos, para que as pessoas com mais dificuldades financeiras possam ter um aumento menor. O responsável exemplifica com o tarifário social, que diz que é cerca de metade dos municípios vizinhos, e que terá, em média, um aumento residual da fatura de cerca de 50 cêntimos por mês.

As famílias numerosas também continuam a ser apoiadas. Ramiro Matos diz que numa fatura média de 15 metros cúbicos (m3) o cliente vai pagar 21.91€, sem impostos e taxas, em vez dos 33.46€, to tarifário normal, uma redução de cerca de 30%.

Para o consumidor padrão, que gasta cerca de 10 m3 de água por mês, a fatura vai aumentar 1,29 euros, ficando abaixo dos 20 euros.

O presidente das Águas de Santarém afirma que “mesmo com estes aumentos, a água em Santarém continua a ser barata”, e apela a um consumo refreado, evitando desperdício “porque a água é um bem escasso”.

Para combater o aumento dos custos energéticos, a empresa municipal irá continuar a fazer uma forte aposta na eficiência energética e autoconsumo.

O tarifário das Águas de Santarém para 2023 foi aprovado pelo executivo municipal. Na altura o presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves, agradeceu o esforço de gestão da empresa municipal e exortou os munícipes a verificarem na fatura o que é para as águas e o que é para outras entidades.

Consulte AQUI o tarifário aprovado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB