Corrida de jangadas, convívio de pesca, rota do azeite e do vinho em BTT e uma rota das pesqueiras em canoagem são algumas das atividades desportivas que vão decorrer durante o mercado ribeirinho de Abrantes, um evento que se realiza de 30 de agosto a 1 de setembro, no Aquapolis.
Além do desporto, os visitantes encontram no parque ribeirinho muita música, exposição e venda de produtos locais, artesanato, cinema, "showcooking", animação infantil e tasquinhas com iguarias regionais.
Segundo uma nota de imprensa da Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (TAGUS), a manhã de sábado, 31 de agosto, é dedicada a um convívio de pesca na margem norte do rio Tejo, que termina com um almoço nas tasquinhas do certame, onde decorrerá a entrega dos prémios.
A rota das pesqueiras, uma iniciativa dedicada à canoagem, realiza-se no mesmo dia, a partir das 9 horas.
Durante a tarde, há ainda jangadas para uma corrida que vai unir as duas margens do rio, numa iniciativa do agrupamento de escuteiros 697 de Rossio ao Sul do Tejo.
A rota do azeite e do vinho em BTT realiza-se no dia 1 de Setembro, com o apoio da Associação de Cicloturismo e BTT do Fôjo, num percurso de 30 quilómetros que possibilita aos participantes provar alguns produtos.
Destaque ainda para a gastronomia, onde as tasquinhas presentes vão confecionar e servir pratos como cabrito assado no forno com arroz de miúdos, perdiz à moda de Alferrarede, "sopas de ver", couves com feijão e bacalhau assado, migas de batata com entrecosto frito, achigã frito e grelhado, maranhos e bucho recheado, entre muitas outras propostas.
Abrantes será o último concelho a receber os mercados ribeirinhos, uma iniciativa conjunta entre este munício, as Câmaras de Constância e Barquinha, e a TAGUS, que restabelecer os mercados em rede nas margens do rio Tejo, onde se situavam os antigos portos fluviais.