Sáb, 2 Março 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Associação de Alcorriol promove olivoturismo

A Associação Cultural e Recreativa de Alcorriol (ACRA), no concelho de Torres Novas, realizou a sua primeira ação de promoção do olivoturismo, em que convidou pessoas de fora da aldeia para a apanha da azeitona.


“A ideia surgiu em maio, durante a semana da Energia da EDP realizada na nossa aldeia, quando nos apercebemos que muitas pessoas que vivem na cidade não conheciam o processo da apanha da azeitona e da produção do azeite” refere Gonçalo Cavalheiro, da ACRA.
“Havendo um vizinho que produz o azeite na sua própria casa, sabíamos que tínhamos todas as condições para oferecer uma experiência completa na nossa aldeia”, acrescenta o responsável.
A atividade realizou-se este sábado, 7 de outubro, numa fazenda onde duas velhas oliveiras carregadas de azeitona sã, sem terem tido qualquer tipo de cura, aguardavam para serem “ripadas”.
Apanhada a azeitona, sem recreações de como se fazia antigamente, usando exatamente as mesmas técnicas que dezenas dos nossos vizinhos estavam a usar à mesma hora nos seus olivais, foi levada para o lagar doméstico de um dos moradores da aldeia.
No lagar caseiro, a azeitona foi limpa, lavada, triturada para que o azeite fosse extraído a frio, num “processo barulhento, mas que encantou os visitantes que esperaram ansiosamente durante uma hora para ver o primeiro fio de azeite escorrer da bica”, adianta Gonçalo Cavalheiro, explicando que esta foi mais uma atividade do “Plano de Desenvolvimento do Alcorriol”, cocriado pelos moradores da aldeia em 2022.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB