A Melhor Ideia Empresarial da Lezíria do Tejo no âmbito do programa EmpreEscola – Empreender no Ensino Secundário, foi atribuída ao projeto HSG – Hydroponic Solar Growth, da Escola Profissional de Rio Maior, que consiste num produto para o cultivo de plantas, direcionado para o mercado gourmet e baseado na auto-sustentabilidade.
A iniciativa, organizada pela Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) teve o seu final durante a Feira Empresarial da Associação, que decorreu até este domingo, no Cnema, em Santarém,
O Melhor Trabalho de Equipa foi atribuído ao projeto Future Sharks, da Escola Secundária de Benavente, que trabalhou na criação de um site/plataforma para encontrar o presente ideal, baseado na identificação das características da pessoa a quem se destina o presente, utilizando o método revolucionário da “hashtag”.
Já a Ideia Mais Inovadora coube ao projeto Terceira Ajuda, da Escola Secundária de Coruche, e resume-se à criação de uma pulseira com SOS e GPS direcionadas para Idosos, desportistas e crianças (Chamadas de Helpings).
O prémio Sustentabilidade foi atribuído ao projeto FOR – Future of Recycle, um ecoponto doméstico inteligente, adaptável em termos de capacidade em função das necessidades do utilizador, feito por alunos da Escola Profissional de Rio Maior.
A presidente da Direção da Nersant, Salomé Rafael, que presidiu a esta cerimónia, destacou a importância da dinamização dos projetos de empreendedorismo escolar da Nersant, revelando que esta é uma preocupação da associação há largos anos.
ara além disso, congratulou as equipas vencedoras, mas afirmou que, neste tipo de iniciativas, “somos todos vencedores, uma vez que todos ficam a ganhar com este projeto de empreendedorismo. Todos ficam melhor preparados para encarar o mercado de trabalho”, referiu Salomé Rafael, que disse ainda que ser empreendedor não é necessariamente ser empresário. “Pode-se ser empreendedor trabalhando por conta de outrem”, completou.
Este ano, e por opção da Nersant, foram atribuídas distinções às escolas da Lezíria e do Médio Tejo.
No Médio Tejo, a criação de uma app – TN Travel -, na qual é possível visualizar pontos turísticos e pontos de interesse da cidade de Torres Novas, garantiu à escola Profissional de Torres Novas o Melhor Trabalho de Equipa, enquanto que a Ideia Mais Inovadora foi atribuída à Escola Básica e Secundária de Mação, pelo projeto Macinnovation, que criou uma touca adaptável com um sistema de som incorporado para proporcionar a todos os atletas e amantes dos desportos aquáticos, a possibilidade de, por exemplo, ouvir rádio enquanto praticam o seu desporto.
O projeto Fertalcume, da Escola Secundária de Alcanena, foi a Melhor Ideia Empresarial do Médio Tejo e tem como objetivo explorar o aproveitamento, como fertilizante, de um resíduo não curtido da indústria dos curtumes, as raspas verdes.