Um grupo de 26 alunos da escola Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha visitou a Mendes Gonçalves, a empresa da Golegã que é responsável pela marca de vinagres e molhos Paladin.
A deslocação decorreu no âmbito do projeto “EmpCriança – Empreender no Ensino Básico”, que a Nersant está a desenvolver em 24 escolas da região junto dos alunos de 3º e 4º ano do 1º ciclo.
Esta escola da Barquinha optou por levar os seus alunos à Mendes Gonçalves pela importância da empresa a nível nacional e por produzir produtos conhecidos do quotidiano das crianças, casos dos seus vinagres e molhos.
A viagem pela empresa começou pelo local mais antigo da fábrica, onde atualmente está armazenado o figo para elaborar este tipo de vinagre, tendo-se seguido uma explicação pormenorizada sobre os processos de fabrico dos produtos que comercializa, assim como da sua expedição para as diversas superfícies comerciais.
Durante a visita, segundo uma nota de imprensa da Nersant, cada um dos alunos apontou num bloco questões para fazer à empresa, tendo a responsável pelo acompanhamento das crianças respondido às questões dos jovens estudantes.
As perguntas tiveram por base os conceitos aprendidos no âmbito do “EmpCriança”, e foram relacionadas com o lucro, com a forma de organização da empresa e até com estratégias de marketing.
Recorde-se que este projeto escolar tem como principal objetivo sensibilizar as crianças para o empreendedorismo e a atividade empresarial, ao mesmo tempo que estimula os mais novos a pensar a sua própria mini-empresa e a forma de a operacionalizar.