A nova estação elevatória de Cotôas, junto da zona industrial de Torres Novas, já está em funcionamento, servindo para encaminhar as águas residuais dos vários edifícios da zona comercial para a ETAR da cidade, que também foi intervencionada para melhorar o seu funcionamento.
A estação está preparada para "receber os esgotos domésticos e de actividades comerciais e industriais desde que devidamente autorizados pela empresa e com os ramais ligados à rede", explica a empresa intermunicipal através de um comunicado e imprensa, onde adianta que "todas as descargas pontuais, terão de ter autorizadas depois de verificado o tipo de água residual a depositar na rede".
Segundo a Águas do Ribatejo, a nova estação exigiu um investimento próprio de cerca de 70 mil euros, e foi construída para desviar os esgotos que corriam para o rio Almonda, evitando também os maus cheiros que se faziam sentir naquela zona.
Esta foi uma das primeiras obras que a empresa intermunicipal prevê realizar no concelho, onde já tem aprovado um plano de investimento de 30 milhões de euros, divididos em 25 milhões para o saneamento básico e 5 milhões para a melhoria dos sistemas de abastecimento de água.
O município de Torres Novas passou a integrar a Águas do Ribatejo a 1 de Outubro de 2011, reforçando o universo da empresa com mais 40 mil consumidores, 20 mil novos clientes e uma área territorial de 280 km2.