A empreitada do subsistema de abastecimento de água e de saneamento na Brogueira, que arranca na primeira semana de Janeiro de 2013, marca o início de um investimento total de 30 milhões de euros que a Águas do Ribatejo vai fazer no concelho de Torres Novas.
O estaleiro já está a ser montado no terreno junto à actual ETAR da Brogueira, num projecto que vai beneficiar ainda as localidades de Parceiros da Igreja, Parceiros de São João, Boquilobo, Charneca, Liteiros e Alcorochel.
A obra, que representa um investimento de 1,2 milhões de euros comparticipados por fundos europeus, foi adjudicada ao consórcio Ambiágua, Gestão de Equipamentos de Águas, S.A. e Alberto Couto Alves S.A., com um prazo de execução de 180 dias, pelo que deverá estar concluída no primeiro trimestre de 2013.
A empreitada prevê a construção de um novo reservatório na Brogueira, com uma capacidade total de 800 m3, a construção de várias condutas de ligação às outras localidades próximas, e a demolição e remodelação da obra de entrada na ETAR, onde será ainda construído um decantador primário e silo de lamas.
"A intervenção no saneamento vai melhorar a qualidade das linhas de água e contribuir para a valorização ambiental do Paul do Boquilobo, uma das reservas naturais com maior biodiversidade no país", explica um comunicado da empresa intermunicipal, onde a Águas do Ribatejo anuncia também um plano global de investimentos no concelho de Torres Novas na ordem dos 30 milhões de euros, divididos entre 25 milhões para o saneamento e 5 milhões para o abastecimento de água.
Os concursos públicos internacionais para obras de saneamento em Riachos e Torres Novas, no valor de 8 milhões de euros, e para as redes de abastecimento de água e saneamento de Pedrógão / Casal João Dias e Vale da Serra, orçados em cerca de 3 milhões de euros, serão lançados durante o primeiro trimestre de 2013, explica ainda a empresa.