A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo investiu cerca de 14 milhões de euros na melhoria do abastecimento de água e saneamento no concelho da Chamusca desde 2009. Alguns atrasos na conclusão das obras e na entrada em funcionamento dos equipamentos resultam de problemas com aquisição de terrenos, condições climatéricas adversas e dificuldades das empresas intervenientes, algumas delas que entraram em processo de insolvência.
Para além destes investimentos financiados por fundos comunitários, e por capitais próprios da empresa, a Águas do Ribatejo realizou outras obras apenas com investimento suportado pela empresa, entre eles a construção de 7 Estações de Tratamento de Águas Residuais, garantindo uma cobertura de qualidade no tratamento dos efluentes de mais de 90% do concelho.
As ETAR’s da Chamusca, Vale de Cavalos, Ulme e Carregueira/ Pinheiro Grande já estão em funcionamento. A ETAR do Semideiro está em período de arranque, estando a decorrer o processo de ligação dos clientes
A ETAR do Chouto está pronta para arranque, aguardando apenas que sejam efetuadas reparações em parte de rede a cargo do empreiteiro. A empresa entrou em processo de insolvência, apresentou processo de reestruturação económica, aguarda-se concretização das reparações.
A ETAR da Parreira está pronta para arranque, aguardando apenas que sejam efetuadas reparações na parte de rede, bem como a conclusão da EE3 da Parreira que sofreu atraso devido a processo de insolvência do empreiteiro.
No abastecimento de água, a empresa investiu quase 5 milhões em obras de ampliação e substituição de rede e melhorias dos vários sistemas de abastecimento com novas captações, novos reservatórios e 45 km de condutas.