A empreitada de remodelação das redes de água e esgotos na zona antiga de Benavente iniciou-se esta segunda-feira, 27 de janeiro, prevendo-se que os trabalhos se prolonguem até ao próximo dia 25 de abril.
Tendo em conta a importância da obra, mas também os constrangimentos que vai provocar no abastecimento regular de água, no trânsito e na circulação pedonal, a Águas do Ribatejo e Câmara Municipal promoveram uma sessão de esclarecimento no cineteatro da vila, onde, perante moradores e comerciantes, assumiram o compromisso de minimizar os impactos da empreitada.
“É uma obra que vai exigir alguns sacrifícios e compreensão dos munícipes, mas trata-se de uma intervenção obrigatória e que, por várias condicionantes, tem de ser feita agora”, explicou Carlos Coutinho, presidente da Câmara de Benavente.
O responsável, que é também vogal do Conselho de Administração da empresa intermunicipal, lembrou que as redes de abastecimento de água e saneamento existentes na zona antiga da vila “são redes em fibrocimento, antigas e muito debilitadas”.
As intervenções vão abranger um conjunto de arruamentos nas zonas envolventes dos paços do concelho e do parque 25 de Abril, com o objetivo de melhorar a qualidade da água, retirando-lhe o manganês instalado nas condutas antigas.
Na área do saneamento, vai ser construída uma nova rede na zona da praça do município, ficando a atual para uso exclusivo dos esgotos pluviais, e canalizando as águas das chuvas diretamente para o rio sem passar pelas estações de tratamento.
“Esta solução vai permitir-nos poupar no tratamento e vai aumentar o tempo de vida útil dos equipamentos das estações”, afirmou Moura de Campos, o diretor-geral da Águas do Ribatejo, explicando que "neste momento, as ETAR ainda recebem águas pluviais que não necessitam de tratamento”.
Segundo a empresa intermunicipal, "durante o decurso das obras são prováveis constrangimentos e cortes no abastecimento de água devido a roturas previsíveis com a movimentação dos terrenos", numa empreitada que "vai obrigar também ao corte total de alguns arruamentos, sendo o trânsito desviado com a ajuda de sinalização apropriada".
Nesta sessão, Carlos Coutinho referiu ainda que, apesar de não estar previsto a pavimentação integral de todos os arruamentos que vão ser intervencionados, a Câmara de Benavente está a negociar com o empreiteiro a possibilidade das vias serem repavimentadas na íntegra.