Sáb, 13 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Águas de Santarém vai implementar novo sistema de telegestão

A empresa municipal Águas de Santarém vai implementar um novo sistema de monitorização e controlo do Sistema de Abastecimento de Água no Concelho de Santarém, substituindo o sistema que existe desde a década de 90 e que já não corresponde às necessidades atuais.


A abertura do concurso público foi aprovada na reunião do Conselho de Administração da empresa, realizada a 29 de janeiro. O investimento tem um valor base para concurso de 620 mil euros e terá cofinanciamento comunitário parcial no âmbito do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

O novo sistema de telegestão, constituído pelos componentes de centro de comando, sistema de supervisão SCADA e plataforma WEB, permitirá a integração de sistemas de gestão de informação, nomeadamente NAVIA e SIG, com a telegestão, possibilitando, assim, uma gestão técnica eficiente dos sistemas de abastecimento de água.

Este sistema de telegestão deverá integrar os 21 sistemas de abastecimento de água, nos quais se inserem as 71 instalações físicas, que irão ser dotadas de autómatos programáveis para comunicação com o centro de comando.

O sistema a implementar trará aumento das capacidades, nomeadamente de operação remota, de monitorização de caudais, pressões e de ZMC’s – Zonas de Monitorização e Controlo, entre outras, permitindo uma atuação mais precisa e com identificação prévia das ocorrências, com o objetivo final de maior controlo sobre avarias, perdas de água e outros eventuais constrangimentos na rede de abastecimento de água, diminuindo, em consequência, os tempos de resposta na solução dos problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB