Qua, 11 Dezembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Águas de Santarém mantém tarifário da água mas aumenta saneamento

aguas santarem

A empresa municipal Águas de Santarém (AS) vai manter o atual tarifário de abastecimento de água mas terá de fazer uma ligeira subida (4%) da tarifa de saneamento. A alteração responde a uma exigência da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, que quer diminuir a subsidiação ao saneamento, e terá um impacto residual na fatura mensal.

De acordo com a administradora da AS, Teresa Ferreira, o aumento será de cerca de 1 cêntimo por metro cúbico, no primeiro escalão, o que praticamente não se notará em boa parte das faturas.

Em termos de investimento para 2019, a AS vai gastar cerca de 3,1 milhões de euros, a maioria (58%) para o sistema de abastecimento de água, em concreto para a substituição de mais de nove quilómetros de condutas, uma medida destinada a assegurar a qualidade da água e reduzir as perdas, que atualmente se situam nos 30%.

Lamentando a ausência de fundos comunitários para o setor, Teresa Ferreira salienta que o valor destinado a investimento resulta exclusivamente de meios libertados pela empresa, sem recurso a financiamento.

Entre as obras a realizar em 2019 estão a substituição de condutas, a melhoria dos sistemas de controlo de PH, a reabilitação de reservatórios e conclusão da substituição das condutas elevatórias na encosta de S. Bento e, ao nível do saneamento, melhorias na Estação de Tratamento de Águas Residuais e na estação elevatória na bacia de Santa Rita.

VIVER SANTARÉM MANTÉM APOIO DE 248 MIL EUROS

Na reunião de 31 de outubro, em que foram aprovadas as contas e o tarifário da Águas de Santarém, foi igualmente aprovado o contrato programa para a empresa municipal Viver Santarém, que mantém o valor de 248 mil euros de 218, um financiamento municipal de 11,5% do volume de negócios feito em troca do cumprimento de serviços públicos para a área do desenvolvimento desportivo e para os preços sociais praticados nos equipamentos geridos pela empresa.

A Viver Santarém, que tem por objeto social assegurar a prestação de serviço público no âmbito da atividade física e desportiva, do lazer e tempos livres e de outras atividades de animação do concelho, apresenta para 2019 um orçamento global de 2,1 milhões de euros, prevendo um resultado líquido positivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB