Dom, 6 Outubro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Água aumenta 1,2%, saneamento sobe 3,5% em Santarém

aguas santarem

A Câmara Municipal de Santarém aprovou esta segunda-feira, 26 de outubro, aumentos de 1,2% na água e 3,5% no saneamento para o ano de 2016, confirmando a proposta da empresa municipal Águas de Santarém.

A decisão, tomada com 4 votos a favor do PSD e 5 abstenções da oposição (4 do PS e 1 da CDU), tem em conta, no caso da água, o valor da inflação previsto pelo banco de Portugal para 2016.

Já no que se refere ao saneamento, o aumento incorpora as recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) que obriga a assegurar a sustentabilidade dos sistemas e a reduzir progressivamente a subsidiação cruzada dos custos dos serviços de abastecimento de água e saneamento (valor pago referente a consumo de água cobre parte do valor do saneamento).

Na apresentação que fez durante a reunião do executivo, a administradora executiva da Águas de Santarém, Teresa Ferreira, revelou que, em média e para um consumo doméstico médio de 12 metros cúbicos mensais, o aumento da tarifa é de cerca de 40 cêntimos.

A mesma responsável salientou ainda que os valores para as famílias numerosas e os tarifários sociais vão manter-se inalterados.

Relativamente aos investimentos dos últimos anos, essencialmente na rede de saneamento, Teresa Ferreira revelou que todas as instalações deverão estar a funcionar até ao final do ano, altura em que a empresa ficará responsável por mais de 200 instalações, entre furos, estações elevatórias, estações de tratamento e reservatórios, entre outras. Para se ter uma ideia, só em eletricidade estas instalações representarão um custo de cerca de 1,4 milhões de euros.

Teresa Ferreira anunciou ainda para os próximos anos intervenções de vulto na rede de água e saneamento, nomeadamente na estação elevatória da Ribeira de Santarém e na ETAR da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB