O AgroCluster Ribatejo apresentou a 13 de fevereiro o seu plano de internacionalização para 2014. A novidade para este ano é a possibilidade de as empresas adquirirem o pack exportador, que agrega a participação das mesmas em diversas ações de internacionalização a um preço mais acessível.
A sessão de apresentação do plano de internacionalização do AgroCluster Ribatejo, que está a ser dinamizado por esta entidade ao abrigo do projeto “AgroExport 2014/2015 – Promoção das exportações do setor agro-industrial”, decorreu em Torres Novas, e contou com a presença de diversas empresas agroindustriais da região.
Na apresentação dos resultados das ações de internacionalização feitas em 2013, o presidente do AgroCluster Ribatejo, Carlos Lopes de Sousa, referiu que participaram nas ações do AgroCluster mais de 30 empresas, tendo sido realizadas mais de 160 reuniões de negócios com potenciais compradores, o que resultou em mais de 600.000€ de exportações geradas para o Brasil, Equador, EUA, Dubai e Alemanha”.
Para 2014, a presença em feiras internacionais, como a Alimentária (Barcelona) e a SIAL (Paris), que decorrem em abril e outubro, respetivamente, iniciam a oferta em termos de internacionalização. Também em abril, e pela primeira vez, o AgroCluster vai organizar na região do Ribatejo, o Agribusiness, evento internacional de negócios desta área.
O AgroCluster vai igualmente marcar presença em diversas mostras de produtos / ações promocionais, destacando-se a presença na Suiça, em maio, e em França ou no Luxemburgo, em setembro. Para além disso, o AgroCluster Ribatejo vai ainda promover a realização de missões empresariais à Polónia, em junho, e aos Emirados Árabes Unidos (Dubai), em novembro. Ao longo do ano vão ainda ser organizadas receções de importadores de países como Emirados Árabes Unidos, Brasil, EUA, Canadá, Marrocos, China, Alemanha, Roménia e Luxemburgo/Bélgica.