Durante dois dias – 8 e 9 de abril – dez enólogos provaram nos dias 41 vinhos tintos, 32 vinhos brancos e 12 vinhos rosé que estão em competição nos dois concursos que vão premiar o melhor vinho na produção do Concelho do Cartaxo e da região vitivinícola do Tejo.
Sérgio Oliveira, técnico municipal e enólogo, um dos responsáveis pela organização do concurso, assegurou que a qualidade dos vinhos a concurso tem sido uma constante ao longo dos anos, sendo que, apesar de este ano haver mais dois vinhos do que em 2014, alguns produtores não concorreram por considerarem que as condições que se viveram este ano não permitiam aos seus vinhos chegarem ao concurso no seu melhor. “Isto mostra o alto sentido de responsabilidade dos produtores”, frisou o responsável.
O concurso de vinhos do Concelho do Cartaxo teve, este ano, a sua 31ª edição, enquanto o concurso de vinhos do Tejo, celebrou 16 anos. As provas dos dois concursos tiveram como presidente do júri, José Rodrigues, que contou com mais nove provadores – Pedro Gil, Francisco Cruz Ferreira, Maria Vicente, Gisela Machado, Carlos Sardinha, João Sardinha, Carmen Santos, Azoia Bento e Carlos Céu.
A prova de vinhos decorreu no Centro de Promoção Vitivinícola do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, enquanto a cerimónia de entrega dos prémios dos dois concursos terá lugar no âmbito da Festa do Vinho do Cartaxo, que decorre de 30 de abril a 3 de maio deste ano.
Alunos da Secundária do Cartaxo assistiram às provas
As provas do concurso contaram este ano com a participação de alunos do 1.º Ano do Curso de Viticultura e Enologia, da Escola Secundária do Cartaxo. A professora, Inês Bernardo, optou por transformar a sua aula de Enologia numa visita às provas por considerar que esta “é uma oportunidade única” para os alunos perceberem “o processo que envolve uma análise sensorial”, verem “como se faz uma prova real e conhecer profissionais com uma experiência enorme”.
A turma, de 15 alunos, foi recebida pelo presidente do júri dos concursos, o enólogo José Rodrigues, que explicou o trabalho dos provadores. Quatro alunos participaram nas provas dando apoio aos provadores.