Seg, 15 Julho 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

600 reuniões no primeiro dia do Nersant Business 2014

nersant business 2014

O primeiro dia de trabalhos da terceira edição do Nersant Business 2014, que decorreu esta segunda-feira, 24 de novembro, terminou com cerca de 600 reuniões de negócio entre os mais de 100 empresários estrangeiros presentes e os empresários portugueses.

O Nersant Business 201, que tem como objetivos promover a exportação e internacionalização dos produtos e das empresas do Ribatejo e dar a conhecer aos investidores as potencialidades da região, conta com 14 países inscritos e é já uma das maiores mostras de networking internacional em Portugal.

Este primeiro dia fechou com o seminário “Oportunidades de Internacionalização”, onde as delegações do Brasil, Colômbia, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Moçambique mostraram as oportunidades de internacionalização nestes países.

“A internacionalização está na agenda do dia a nível mundial, por onde passa o desenvolvimento económico. Passa também pelo desenvolvimento sustentado e pela articulação entre as economias e os empresários de diversos países. Temos de fazer pontes de ligação entre as empresas e os empresários. Este encontro é muito importante para que a burocracia existente seja facilmente ultrapassada”, afirmou Domingos Chambel, Vice-Presidente da Nersant, no lançamento do seminário.

Rosário Marques, diretora executiva da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana, começou por apresentar as profundas alterações que este país sofreu nos últimos anos a nível económico, onde o PIB cresceu este ano 5,45% e as exportações portuguesas aumentaram 59,4%. “A Colômbia percebeu a sua posição estratégica e tentou estabelecer-se como plataforma de entrada no continente americano, através de protocolos com vários países e da criação de diversas zonas francas”, afirmou a responsável.

O secretário-geral da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços de São Tomé e Príncipe, Cosme Rita, revelou que “uma das tarefas da Câmara do Comércio é, em sintonia com o Governo, cativar investimento estrangeiro para o país a nível individual ou em parceira com empresas são-tomenses. Depois do Nersant Business 2013, algumas empresas já estão instaladas no nosso país”. O responsável convidou os presentes a “investir em áreas como a pesca, turismo, energias renováveis, transportes marítimos, indústrias imobiliárias, agricultura, área petrolífera”.

Degol Mendes, secretário de Estado do Plano e Integração Regional da Guiné-Bissau, referiu que “com as últimas eleições foi inaugurado um clima de estabilidade no país, que pretende criar condições para o investimento estrangeiro. As reformas feitas têm permitido ao nosso país restaurar a confiança junto dos parceiros internos e externos”.

Prakash Prehlad, vice-presidente do CTA – Confederação das Associações Económicas de Moçambique, afirmou que o evento é “uma oportunidade única para reforçar os laços económicos entre Moçambique e Portugal, promover parceiras estratégicas e negócios em Moçambique. É graças a uma plataforma de diálogo público e privado que a economia de Moçambique tem crescido e que o país se tem afirmado a nível internacional”.

O representante do governador da província da Zambézia, Augusto Lucas, salientou que “a Zambézia é a segunda província mais populosa de Moçambique, com uma população bastante jovem, e na qual a média de crescimento é de 15,2% ao ano”.

Félix Paulo, governador da província de Sofala, em Moçambique, destacou a “localização geográfica estratégica a nível nacional e regional, destacando-se o corredor da Beira”. A província de Sofala registou um crescimento médio de 10,5% nos últimos anos.

Espanha, França, Suiça, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Suazilândia, Argélia, Brasil, Colômbia, Irão e Canadá, são os 14 países que marcam presença na edição 2014 do Nersant Business.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB