A equipa de futebol de praia do Vitória Clube de Santarém estreou-se este sábado, 28 de julho, no campeonato nacional da modalidade. A formação escalabitana, a única equipa da região a participar nesta prova, perdeu por 5-1 com Arcuda/Albergaria dos Doze mas os seus responsáveis consideram que, apesar da derrota, foi uma estreia positiva.
“Esta participação é uma experiência que serve sobretudo para divulgar o nome do clube, estreitar as relações dos juniores com os seniores e aumentar o espírito de equipa”, explicou ao Rede Regional Sérgio Fernandes, secretário do clube e um dos jogadores que alinhou no areal da praia da Nazaré, que está a acolher os jogos do grupo 2, que envolve formações dos distritos de Coimbra, Leiria e Santarém.
Referira-se que a equipa do Vitória é composta por atletas de futsal do clube, sem qualquer experiência no futebol de praia. Para se prepararem para este torneio, os jogadores do Vit´roia fizeram apenas alguns treinos no campo instalado junto ao Complexo Aquático Municipal de Santarém, sob as ordens do técnico Ricardo Mesquita.
No jogo de estreia, o Vitória conseguiu entrar bem, terminando o primeiro período empatado a um golo, mas depois as pernas faltaram e a equipa do Arcuda foi-se afastando no marcador. Para a história fica o nome de Adriano, autor do primeiro golo oficial do clube em futebol de praia.
O Vitória volta a jogar no próximo fim de semana, dias 4 e 5 de agosto. No sábado, o jogo é contra o Sótão, uma equipa da Nazaré que cedeu 5 atletas à Selecção Nacional que disputou no último fim-de-semana o tradicional Mundialito. No domingo, a equipa ribatejana defronta a Naval 1º de Maio. Os dois jogos estão marcados para as 18h15 no areal da Nazaré, onde os jovens escalabitanos esperam o apoio dos muitos “turistas” da região que passam férias nesta praia típica da zona Oeste.
Em termos desportivos, a equipa tem poucas aspirações a seguir em frente uma vez que passam à fase final os primeiros classificados de cada um dos grupos e o melhor segundo.