O Vitória Clube de Santarém celebrou este domingo, 11 de agosto, o 29.º aniversário desde o seu nascimento oficioso, em 1995 – quando foi inteiramente sonhado e projetado por um grupo de crianças nas ruas do bairro do Alto do Bexiga –, e o 19.º desde a concretização da sua fundação oficial, uma década mais tarde, em 2005.
Num momento em que se prepara para abraçar a 20.ª temporada desportiva oficial da sua história, o emblema vitoriano assume já o estatuto de referência nacional na formação de jovens atletas, nomeadamente no âmbito da sua modalidade-rainha, o futsal, sendo atualmente o clube do concelho que mais praticantes coloca em atividade nos pavilhões municipais de Santarém.
Para assinalar mais um aniversário, a família vitoriana reuniu-se no sábado, dia 10 de agosto, na sede social do clube, num evento que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves.
Ao mesmo tempo, as equipas do Vitória vão iniciando os trabalhos para a nova época. O clube vai ter todos os escalões etários em atividade, nas vertentes masculina e feminina: petizes, traquinas, benjamins, infantis, iniciados, juvenis, juniores, seniores e veteranos.
Com os 252 atletas inscritos em 2023/24, o emblema vitoriano estabeleceu a sua melhor marca de sempre em termos de praticantes de futsal federados, mantendo o estatuto de entidade formadora certificada com 4 estrelas pela Federação Portuguesa de Futebol em futsal masculino e feminino.
No plano do futsal feminino, destaque para a entrada, em 2024/25, do Campeonato Nacional Sub-15 no mapa de provas nacionais da modalidade, encontrando-se o Vitória Clube de Santarém em pleno processo de captação de atletas de modo a conseguir reunir condições para garantir uma participação a este nível.