Ter, 14 Janeiro 2025

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Vitória de Santarém assinala 28º aniversário com a melhor época de sempre

O Vitória Clube de Santarém celebrou, no passado dia 11 de agosto, o seu 28.º aniversário desde o seu nascimento oficioso, em 1995, pela mão de um grupo de crianças nas ruas do bairro escalabitano do Alto do Bexiga, e o 18.º desde a tão sonhada fundação oficial, concretizada em 2005.


Num momento em que se aproxima das três décadas de existência, o trajeto traçado permitiu-lhe consolidar-se já como um dos mais dinâmicos e reconhecidos emblemas de Santarém e, no caso da sua modalidade-rainha, o futsal, até mesmo como uma das principais referências nacionais ao nível da formação.

Sendo atualmente o segundo clube de futsal com mais atletas na formação, ponto em que é apenas superado pelo histórico Leões de Porto Salvo, o Vitória Clube de Santarém é, também, uma das únicas duas entidades formadoras do país duplamente certificadas com 4 Estrelas pela Federação Portuguesa de Futebol, em futsal masculino e feminino, numa bitola qualitativa elevada que, em 2022/23, se traduziu ainda no plano quantitativo em termos competitivos.

Como um dos pontos altos, registe-se o facto de que, pela primeira vez, um clube do distrito de Santarém ir contar, na mesma temporada, com quatro equipas a disputar campeonatos nacionais organizados pela FPF: seniores masculinos, juniores masculinos, juniores femininos e iniciados.

No caso particular do escalão sénior masculino, o apuramento inédito para o Campeonato Nacional da III Divisão representa mesmo o corolário de todo o trabalho de base desenvolvido pelo clube, que atinge este patamar com um plantel composto quase em exclusivo por jovens oriundos dos seus escalões de formação.

No plano da formação, destaque-se ainda o apuramento da equipa de juniores masculinos para o primeiro Campeonato Nacional Sub-19 da II Divisão de sempre, depois de ter assegurado, no âmbito distrital, a conquista de Campeonato e Taça Distrital e de ter seguido até à 2.ª Fase da Taça Nacional.

Em sub-15, realce-se a manutenção, pelo 5.º ano consecutivo, no Campeonato Nacional Sub-15 de Futsal, com a disputa, pela 1.ª vez, da Fase de Apuramento de Campeão, enquanto, na vertente feminina, o Vitória logrou apurar-se no 2.º lugar da sua série para a 2.ª Fase do Campeonato Nacional Sub-19, onde terminou em 3.º lugar (apenas atrás de SL Benfica e Sporting CP).

No que concerne a troféus erguidos na última temporada, além da “dobradinha” distrital em juniores, a mesma dose foi repetida pela equipa de juvenis (sub-17), que juntou assim, pela 5.ª vez na história deste escalão, o Campeonato à Taça Distrital.

Em iniciados, além da caminhada meritória no Nacional, o clube logrou arrebatar ainda a Taça de Encerramento Sub-15 da AF Santarém.

Por fim, amplo destaque para o triunfo na grande final da Taça Distrital de Seniores Femininos, com um golo da histórica capitã Conxi a valer mais um troféu de monta para a equipa comandada por Leonor Meneses, que vem sendo uma das grandes bandeiras do desporto escalabitano.

O bom trabalho desenvolvido no reino vitoriano continuou a merecer olhar atento por parte da estrutura técnica da Federação Portuguesa de Futebol, tendo-se traduzido, em 2022/23, na convocatória de 7 atletas (masculinos e femininos) para as diversas seleções nacionais, elevando para 14 os números totais dos últimos anos.

Além dos feitos no futsal, a época anterior fica ainda marcada pela consolidação do ecletismo do clube, com o crescimento, o renascimento e a afirmação de modalidades como o xadrez, o boxe, o jiu-jitsu, o pilates ou o krav maga.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB