Segundo o protocolo, os atletas da UDS terão acesso a toda a rede Hospital da Luz, inclusive à urgência de adultos e pediatria aberta 24h00 nos 365 dias do ano, com todas as especialidade médicas e cirúrgicas disponíveis para diagnosticar e tratar todas as lesões desportivas.
O protocolo que faz do Hospital da Luz o Serviço Médico Oficial da UDS, insere-se na aposta forte da unidade de sáude em medicina desportiva com serviços de topo como Imagiologia, Fisioterapia, Cardiologia, Análises clínicas, Ortopedia, entre outros.
“Para a UDS a celebração desta parceria é um motivo de grande orgulho e felicidade que permitirá a todos os seus atletas beneficiar de um acompanhamento médico de excelência por parte do Hospital da Luz. A UDS congratula-se ainda por ter como parceiro uma empresa que será um polo de desenvolvimento da cidade de Santarém, uma vez que irá iniciar as obras de construção do Hospital da Luz em Santarém”, refere o clube na sua página do facebok.
SERVIÇOS DE TOPO EM MEDICINA DESPORTIVA
Em declarações à Rede Regional, o Diretor do Hospital da Luz com o pelouro da medicina desportiva, Pedro Patrício, natural de Santarém e ex-atleta da UDS, onde jogou dos 10 anos aos seniores, explica que a Luz Saúde e o Hospital da Luz “apostam muito forte em medicina desportiva”, com serviços de topo nas especialidades mais importantes.
O Hospital da Luz tem protocolos semelhantes, desde logo o atual campeão nacional Sport Lisboa e Benfica, mas também o Vitória de Setúbal, a Académica de Coimbra ou a Federação Portuguesa de Rugby, sendo frequentemente requisitados até por jogadores e clubes estrangeiros.
“O nosso departamento de cirurgia conta com médicos altamente diferenciados. Em ortopedia, por exemplo, estão todos dedicados por zonas anatómicas do corpo” (joelho, pé, anca, etc), refere Pedro Patrício.
Uma das vantagens do Hospital da Luz, sobretudo para clubes desportivos, é o facto de ter um serviço 24 horas por dia, o que permite atender ao final do, quando se realizam a maior parte dos treinos, ou ao fim de semana, quando se realizam os jogos e quando se dão as grandes lesões.
Pedro Patrício, filho de Francisco Patrício, ex-presidente da Junta de Freguesia da Póvoa da Isenta, ex-jogador dos Leões de Santarém e posteriormente diretor da UDS, explica que a aposta na União de Santarém se deve ao facto de ser um clube com história na cidade e no distrito e porque encontrou do outro lado um projeto que lhe pareceu “muito competente e muito interessante”.
“A UDS demonstrou desde o primeiro momento que queria garantir segurança clínica. Isto é de salutar e sobretudo para os pais e atletas deve ser motivo de grande satisfação”, refere o responsável pelo Hospital da Luz, revelando que os atletas podem recorrer a todos os hospitais da rede Luz Saúde.
Neste início de época, os jogadores da equipa sénior da UDS já realizaram exames médicos no Hospital da Luz e Pedro Patrício refere que ficou bastante agradado com as reações, uma vez que muitos deles, apesar de experientes e de já terem passado por clubes de relevo dos campeonatos nacionais, nunca tinham feito exames tão rigorosos.
Durante a época, o Hospital da Luz, fará toda o acompanhamento médico ao clube.