Mais do uma simples caminhada, esta rota faz parte de um projeto turístico em desenvolvimento na freguesia, que coloca em destaque alguns dos principais pontos de interesse históricos e económicos de São Vicente, e que envolve vários parceiros e até empresas sedeadas no concelho de Santarém.
O trajeto campestre é circular e tem uma distância a rondar os 9,5 quilómetros, de dificuldade média.
Os participantes e terminam na Villa Campus, na zona da Corredoura, e passam por vários olivais, por um aqueduto centenário, pelo Rio Alviela e alguns lagares de azeite, com direito a prova.
O percurso recebeu o nome de “Rota das Oliveiras” devido “à forte componente agrícola voltada para o olival, tanto antigo como novo, e aos lagares de azeite, ambos determinantes na paisagem e na vertente económica, pois são muitos os que chegam de longe para utilizar os serviços destes lagares, na transformação da azeitona e na compra de azeite”, segundo explica Susana Veiga Branco, a presidente da Assembleia da União de Freguesias.
A inauguração da rota está inserida na iniciativa “Caminha connosco pela Freguesia”, promovida pela Câmara de Santarém no âmbito da “Semana Europeia da Mobilidade”.