Nuno Delgado vai receber o “prémio inclusão social” da União Europeia de Judo pelo trabalho que tem desenvolvido no projecto “achieve, collect & giver back”, um movimento cívico que o judoca de Santarém criou para ajudar crianças e jovens desfavorecidos através do programa “formar campeões para a vida”.
A decisão do organismo máximo do judo a nível europeu foi tomada por unanimidade e o galardão será entregue no próximo dia 28 de Abril, durante a gala anual que se realiza na Rússia, em Chelyabinsk.
Esta é a segunda distinção internacional atribuída ao movimento do atleta scalabitano, depois de ter sido reconhecido pela Fundação Nélson Mandela.
“A distinção da União Europeia de Judo é uma honra e uma motivação extra para todos quantos temos lutado pela afirmação deste projecto”, afirmou o medalhado olímpico, sublinhando que, apesar do apoio que tem sentido por parte de muitos portugueses anónimos, “esperamos que mais este reconhecimento internacional nos ajude também a sensibilizar empresas e instituições para contribuírem para esta causa”.
As iniciativas do movimento cívico “achieve, collect & giver back” têm-se revelado um sucesso junto do público.
A “maior aula de judo do mundo” reuniu em 2011 mais de 4.000 crianças no Terreiro do Paço, para um recorde do Guiness, e a última campanha de venda das pulseiras “rainbow belt” (que simbolizam a esperança, a união dos povos e a integração social), tem estado a registar uma adesão significativa na cadeia de lojas Lidl de todo o território nacional, no âmbito da campanha “pulseira a pulseira, enche-se uma turma inteira”.