Foi um sábado a "meio-gás" aquele que as equipas Ribatejanas tiveram, com o SC Tomar a vencer o seu jogo que teve lugar em Santa Cita levando a melhor no derby do concelho de Tomar, e a J. Ouriense a "estragar a festa" em Marrazes ao vencer o AC Sismaria.
Os Tigres foram derrotados em Espinho, o União no Entroncamento.
Em Espinho, o HC "Os Tigres" defrontava o lanterna vermelha à procura de dar continuidade às vitórias, mas encontrou uma equipa apostada em deixar o último lugar da tabela, chegando ao 4-0.
Filipe Bernardino ainda reduziu para 4-1, mas a equipa da Costa Verde, a jogar perante o seu publico, chegou ao 6-1; a equipa ribatejana ainda reduziu para 6-2, mas Miguel Sousa fez o 7-2 e selou a conquista dos 3 pontos, que significou a subida para o 13º lugar com 10 pontos, os mesmos que os Tigres que caíram para a 15ª e penúltima posição.
Na II Sul, em Santa Cita e num Pavilhão cheio de adeptos entusiastas de ambas as equipas, o SC Tomar venceu por 7-5 e mantêm a liderança da prova.
Ivo Silva inaugurou o marcador, mas Favinha e Pedro Almeida deram a volta ao marcador.
Antes do intervalo tempo ainda para a equipa de Nuno Lopes marcar por duas vezes e ir para o descanso a vencer por 2-3.
Favinha na 2ª parte colocou de novo a equipa de Miguel Cunha na frente 4-3, mas a equipa Leonina apostada em vencer chegou ao 4-7, tendo Carlos "Pica" Fonseca estabelecido o 5-7 final num golo de belo efeito.
Como foi dito anteriormente, o SC Tomar com esta vitória mantêm a liderança, ao passo que a ACR Santa Cita manteve a 10ª posição com 16 pontos.
No Entroncamento, o União FE foi derrotado pela AJ Salesiana por 5-9.
O União foi uma equipa "amorfa", sem ideias, sem fio de jogo, mal a defender e mal a atacar, fatores que a equipa da Linha soube aproveitar e a jogar em velocidade e com rápidas transições, chegando ao intervalo a vencer por 2-4.
A 2ª parte foi a papel químico da 1ª, e a equipa da Salesiana manteve sempre no mínimo 2 golos de vantagem.
A vitória da equipa da AJ Salesiana não sofre qualquer tipo de contestação, com Pedro Brazete (2), André Silva, Pedro Vitorino e João "Capi" Capitolino a serem os marcadores de serviço.
Com mais esta derrota, o União mantém-se abaixo da linha de água na 14ª posição, com 7 pontos, tendo sido alcançado pela Académica que venceu em Sesimbra e viu o HC Vasco da Gama afastar-se na luta pela manutenção fruto do empate alcançado em Valado dos Frades.
Na III Centro, a Juventude Ouriense infligiu a 1ª derrota ao vencedor da zona, o AC Sismaria.
Três golos sem resposta foi o resultado de um jogo onde a equipa da casa foi incapaz contrariar o melhor hóquei apresentado pela equipa de Pedro "Pipoca" Garcia.
Esta vitória permitiu à equipa de Ourem a subida à 3ª posição, mas não foi suficiente para manter o sonho subida, pois o CD Cucujães com a vitória na Marinha Grande atingiu esse objetivo.
Carlos "Carlitos" Clemente (2) e Pedro "Russo" Silva foram os marcadores de serviço.
Francisco Gavancho