O distrito de Santarém ficou esta segunda-feira, 18 de junho, sem árbitros na primeira categoria nacional. André Gralha, que era o único representante da região nos 25 melhores árbitros portugueses, ficou classificado no último lugar e vai por isso descer á segunda categoria, acompanhado por Rui Patrício e Hélder Malheiro.
André Gralha, de 36 anos, terminou a época com a média de 3,499, bem abaixo dos 3,814 de Pedro Proença, considerado o melhor árbitro da época 2011-2012. Olegário benquerença e Jorge Sousa foram segundo e terceiro classificados, respetivamente.
Esta é a segunda vez que André Gralha, árbitro desde a época 1994/95, desce de divisão. Antes, no final da época de 2002/03, em que tinha subido pela primeira vez à primeira categoria, acabou por descer à segunda categoria. Atualmente estava há quatro épocas entre os 25 melhores árbitros portugueses. Esta época arbitrou 11 jogos na Liga Zon/Sagres, 8 na Liga Orangina e 3 na Taça da Liga.
Na lista hoje divulgada pela federação Portuguesa de Futebol, Luís Ferreira, Renato Gonçalves e António Costa, por esta ordem, ocupam as três primeiras posições da segunda categoria, pelo que subirão ao escalão principal.
Entre os assistentes, Bertino Miranda foi o melhor, seguido de Luís Marcelino e João Ferreira dos Santos.
Nuno Vicente, Hugo Silva e Toni Pereira sobem de escalão
Mas não há só más notícias para a arbitragem da região. O árbitro assistente Nuno Vicente foi quinto classificado e garntiu a promoção à Liga Profissional.
Por sua vez, Hugo Serafim Silva, foi segundo classificado na terceira categoria e subiu à segunda divisão. Para o próximo ano serão três os árbitros ribatejanos neste escalão. Hugo Serafim Silva, recém promovido, André Gralha (que desceu da Liga) e João Mendes que obteve o oitavo lugar esta época.
No Futsal, Toni Pereira sobe à segunda categoria.