Em três dias, vão passar por Santarém mais de 600 miúdos com idades entre 8 e os 13 anos, em representação de 48 equipas de vários pontos do país que vão disputar mais de 120 jogos de futebol de 7 em quatro campos relvados do concelho.
Este será uma espécie de sumário do "Santarém Cup", um mega torneio de futebol de formação que se vai realizar entre 8 e 10 de Junho, organizado pela Académica de Santarém (AAS) com o apoio de mais três clubes do concelho, o União de Santarém, o Atlético de Pernes e o Moçarriense.
"Este torneio é uma espécie de sonho que a Académica já acalenta há alguns anos", explicou o presidente do clube, António Melão, durante a conferência de imprensa de apresentação do torneio, que se realizou na tarde de sexta-feira, 17 de maio, na sede da Associação de Futebol de Santarém.
Além dos aspetos competitivos do torneio, que se divide em três escalões, o objetivo é também dar a conhecer a cidade e o concelho, sublinhou António Melão, uma vez que atrás dos jovens jogadores vêm as respetivas famílias e o calendário apanha um feriado (o 10 de junho) e o início da Feira Nacional da Agricultura.
O "Santarem Cup" vai realizar-se em quatro campos, na Escola Agrária, Chã das Padeiras, no sintético da Moçarria e no Campo do Livramento, em Pernes.
As escolas de formação do Sporting CP e do FC Porto são as grandes cabeças de cartaz, mas, além dos quatro emblemas envolvidos na organização, estarão presentes vários clubes do distrito com pergaminhos na formação, o Fabril (Barreiro), o Despertar (Beja) e o Olhanense (Olhão), entre muitos outros, até porque o torneio envolve sete associações de futebol do país.
Como padrinhos do torneio e como exemplos para os jovens futebolistas que sonham um dia jogar nos grandes estádios, a organização escolheu Carlos Martins, internacional A que veste atualmente a camisola do Benfica, Rui Duarte, do Olhanense, Flávio, da Académica de Coimbra, e Jaime, o "craque da casa", que joga atualmente no Beira-Mar, depois de um percurso de 10 anos na formação da Académica de Santarém.