Sport Lisboa e Benfica e Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André, no Barreiro, disputam este domingo, 23 de março, às 17h00, em Torres Novas, a final da Taça de Portugal de basquetebol feminino.
O jogo vai ser aproveitado pela Associação de Basquetebol de Santarém (ABS) para promover a modalidade na região, onde o número de praticantes tem aumentado.
O Presidente da ABS, Luís Sousa, em entrevista ao site da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), dá conta num forte investimento “nestes pontos altos federativos”, para trazer para o distrito “aquilo que é o basquetebol que se joga ao mais alto nível em Portugal”.
“Esta é uma aposta no feminino. Recentemente recebemos a supertaça feminina e masculina (2022/2023), mas agora temos uma competição desta dimensão, com mais jogos e equipas, e é de basquetebol feminino, um setor no qual sentimos, regionalmente, maior abandono por parte das atletas. Queremos aproveitar este impulso feminino, que a FPB também tem vindo a defender, para captar mais atletas e reter mais jogadoras, utilizando a visibilidade que se consegue com um evento desta natureza”, refere o dirigente na mesma entrevista.
Luís Sousa diz ao site da federação que vê um futuro em crescendo, e o próprio número de praticantes tem mostrado isso. “Nem sempre se conseguem os resultados desportivos, mas nota-se o empenho e a consistência que desportivamente temos vindo a apresentar”, conclui.