O Sahara Desert Challenge, a expedição, que recria os grandes momentos de evasão e aventura do mítico Rally Paris-Dakar, está de regresso a 27 de dezembro de 2023, com a partida a ser dada, mais uma vez, de Coruche, e a chegada a Dakar, no Senegal, prevista para 10 de janeiro de 2024, após passagens por Espanha, Marrocos e Mauritânia.
A décima edição da prova vai ter mais de 5.500 quilómetros e uma comitiva de 20 motorizadas, 27 veículos todo-o-terreno e 76 participantes, num total de 87 pessoas oriundas de países como Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Suíça, Áustria, Suécia, Austrália, Brasil, Países Baixos, África do Sul e Ucrânia.
A primeira das 15 etapas, no dia 27, parte de Coruche rumo a Beja. O traçado da prova, de dificuldade baixa/média, é composto por alguns troços mais exigentes, de piso muito variado, que apresentam, no entanto, condições para serem transpostos sem dificuldades significativas
Ainda que os participantes não necessitem de ter conhecimentos técnicos avançados de condução ou navegação fora de estrada, e ainda que as viaturas não precisem de especial preparação para todo-o-terreno, a organização recomenda “boas doses de valentia, espírito de aventura, capacidade de entreajuda e boa disposição são ingredientes indispensáveis para empreender a fantástica rota definida para a travessia”.
A caravana será composta por grupos de participantes de três a cinco veículos que devem viajar em conjunto, assegurando maior entreajuda, companheirismo e apoio mais imediato ao longo das etapas. A navegação é feita com recurso a GPS e com o auxílio de um guidebook/roadbook de leitura fácil.