O atleta ribatejano Rui Silva, de 38 anos, representando as cores do Sporting Cllub de Portugal, sagrou-se este fim de semana campeão nacional de estrada, feito que acontece pela primeira vez na sua carreira, apesar dos muitos títulos conquistados.
“Estou satisfeito, porque o objectivo era ajudar o Sporting e a melhor maneira era tentar ganhar. Fico feliz por mim mas em termos colectivos é triste [porque o vencedor foi o Benfica]. Tínhamos grande equipa mas mais uma vez se prova que nem sempre os favoritos ganham”, comentou Rui Silva após a prova.
Recorde-se que Rui Silva já conquistou várias medalhas, entre elas a de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, a de ouro nos campeonatos mundiais indoor (Lisboa 2001), e prata nos mundiais de Budapeste 2004 e europeu de 1998 e bronze em Munique 2002. Venceu ainda os europeus Indoor (Valência 1998, Viena 2002 e Turim 2009).
Curiosamente, Rui Silva, desportivamente, começou no futebol na sua terra natal, nos Iniciados do União de Santarém e só depois, passou para o atletismo indo representar o emblema do Estrela Ouriquense, onde um ano mais tarde se sagrou campeão nacional de juvenis em corta-mato.
Está ligado ao Sporting Clube de Portugal Desde 1997.
Grácio dos Santos