O sonho do Rugby Clube de Santarém (RCS) de atingir a final do campeonato nacional da I divisão terminou este sábado, 18 de abril, na Lousã, onde a equipa local venceu os scalabitanos por 43 – 10.
Num jogo que já se antevia muito complicado para os scalabitanos, frente a um adversário que dominou por completo a fase regular da prova, o Rugby Clube da Lousã acabou por impor o seu favoritismo e chegou ao intervalo com a partida já praticamente sentenciada, a vencer por 19 – 0.
Na segunda metade, o RCS nunca baixou os braços, mas o resultado acabou por evoluir para os 43 – 10 finais, e garantir aos beirões a promoção à divisão de honra do rugby nacional.
Na outra meia final, o CR Évora recebeu e venceu o Benfica por 29 – 17, carimbando também a sua presença na final do campeonato, que se realiza no Jamor.
A derrota na Lousã não apaga a extraordinária época do RCS, considerado pela imprensa especializada como a grande surpresa do campeonato; depois de ter inaugurado o seu campo na antiga Escola Prática de Cavalaria, o RCS encetou uma grande recuperação na segunda volta do campeonato e chegou com todo o mérito ao “playoff” final, onde ainda afastou o Sporting Clube de Portugal nos quartos de final.