Foi mais um excelente resultado alcançado pelo atleta torrejano, importante para a sua qualificação olímpica para os Jogos Olímpicos Paris 2024, depois de no sábado anterior, ter conquistado a medalha de prata na taça do mundo em Tongyeong, na Coreia do Sul.
Ricardo Batista iniciou a sua participação em Miyasaki, com muito contacto no segmento de 1,5km de natação, atrasando a sua saída na água. A meio do segmento de 40km de ciclismo, alcançou o grupo de liderança da prova, aonde se manteve até ao final do último segmento de 10km de corrida. No entanto, nos últimos metros deste segmento, quando discutia lado a lado, a vitória na prova com o inglês Hugo Milner, Ricardo Batista teve de parar na penalti box para cumprir uma penalização de 15 segundos (deixou o gel no chão do parque de transição junto ao cesto), concluindo a prova no 5ºlugar.
Ricardo Batista terminou desta forma a época competitiva em 2023, estando dentro da qualificação olímpica, mas terá de esperar pelas provas internacionais que se realizam entre o início de março e o final de maio em 2024, para confirmar a sua presença nas olimpíadas em Paris 2024.