Um torneio de futebol de formação e um jogo de veteranos juntaram muitos miúdos e graúdos para fazer a festa de inauguração do novo tapete de relva sintética do parque de jogos da Ribeira de Santarém , na manhã deste sábado, 5 de setembro.
“Há muito tempo que este equipamento era aqui desejado”, sublinhou durante a inauguração o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, para quem esta obra revela a atenção que a autarquia tem tido “na requalificação da Ribeira de Santarém”.
“Depois da intervenção de vulto na chamada Estrada da Estação, temos aqui na Ribeira mais um equipamento que vai ser muito importante até do ponto de vista social”, acrescentou o autarca, frisando que “agora é da responsabilidade de todos saber preservá-lo”.
O presidente da Associação de Futebol de Santarém, Francisco Jerónimo, mostrou-se satisfeito não só pelo facto de existir mais uma infraestrutura de qualidade para que os jovens do concelho possam praticar futebol, mas também pelo facto de ser um espaço “que permite a um dos clubes fundadores da associação continuar a desenvolver o seu projeto, que em poucos anos atingiu novamente o top do futebol distrital”.
O campo, que já tem a sua ocupação praticamente completa, vai servir para os jogos oficiais do Grupo de Futebol Empregados de Comércio (Caixeiros) e dos seus escalões de formação, mas será também utilizado para treinos pelas camadas jovens do União Desportiva de Santarém, do Soccer Scalabis e do Rugby Clube de Santarém, além da equipa de veteranos da Ribeira de Santarém.
A colocação do piso sintético teve um custo que roubou os 125 mil euros, comparticipados por fundos comunitários, e a intervenção feita no parque de jogos incluiu ainda a colocação de uma vedação em rede, iluminação, arranjos exteriores e a deslocação dos contentores que serviam de balneários no campo da Escola Agrária.