Numa iniciativa inédita, várias direções de provas de trail já com créditos firmados um por todo o Ribatejo juntaram-se para criar um circuito unificado que vai percorrer todo o distrito, durante 2019.
O “Circuito Trail do Ribatejo 2019” vai ter duas provas no concelho de Coruche (“Cork Trail” e “Trail da Coruja”), duas no concelho de Santarém (“Santarém Trail” e “Trilho das Dores”, em Abitureiras), e outras duas provas em Torres Novas (“Trail do Padroeiro”, em Riachos, e “Torres Novas Night Trail”).
As restantes serão os “Trilhos do Almourol”, no Entroncamento, o “Trail da Glória do Ribatejo”, no concelho de Salvaterra de Magos, o “Corvus Trail” em Abrantes, o “Trail Ares do Pinhal”, em Mação, o “Nocturnos Zêzere Trail”, em Ferreira do Zêzere, o “Trail Terras do Sardão”, no Sardoal, os “Trilhos dos Templários”, em Santa Cita, Tomar, o “Trail de Alpiarça”, e o “Trail de Fátima”.
“A ideia nasceu em maio de 2018, da vontade de se querer potenciar os diferentes eventos, chamando mais atletas ao distrito através de um Circuito diferente, em vários aspetos, e inovador”, explica a organização através de um comunicado de imprensa, onde acrescenta a iniciativa também tem por objetivo “dar a conhecer a região e os espaços verdes envolventes, e promover o exercício físico e um espírito de vida saudável”.
Para participar no circuito, basta aos atletas marcar presença em qualquer uma das provas, não havendo nenhum pagamento adicional.
“Ao contrário do que é hábito noutros circuitos similares, as pontuações obtidas nas provas do Circuito de Trail do Ribatejo têm em conta os quilómetros, a altimetria positiva, a assiduidade dos participantes, entre outros fatores”, explica a organização, acrescentando que “todas as provas são elegíveis para a classificação final no circuito”.
As provas começam em março e prolongam-se até outubro, e, além de classificações para todos os escalões etários, haverá ainda uma classificação coletiva e um prémio especial aos vencedores absolutos do circuito.
A organização prevê ainda que o número de atletas para esta primeira edição ronde os 10 mil participantes, tendo em conta o número de inscrições que cada prova registou, individualmente, no ano passado.