O Estádio Municipal de Rio Maior acolhe este sábado, 29 de março, o primeiro jogo da I Liga de futebol arbitrado por uma mulher. Catarina Campos, de 39 anos, foi nomeada esta quarta-feira para o Casa Pia – Rio Ave, a contar para a 27ª jornada da primeira divisão portuguesa.
Esta nomeação acontece pouco mais de um mês e meio depois de Catarina Campos ter sido a primeira mulher a chefiar uma equipa de arbitragem totalmente feminina nas competições profissionais, no jogo entre Paços de Ferreira e Feirense (1-2), da II Liga, em 15 de fevereiro.
A árbitra da associação de Lisboa repete agora o feito, juntamente com as assistentes Andreia Sousa e Vanessa Gomes, tendo Fábio Veríssimo como quarto árbitro, enquanto o videoárbitro (VAR) vai ser André Narciso, coadjuvado por Nuno Pires.
Internacional desde 2018, Catarina Campos faz parte da categoria de elite da UEFA há cerca de um ano e meio e vai estrear-se como árbitra principal na I Liga, depois de dois jogos no segundo escalão – arbitrou ainda a vitória do Benfica B no campo do Desportivo de Chaves (2-1), em 28 de fevereiro -, nas mais recentes experiências no futebol masculino.
Esta quinta-feira, a assistente operacional da área educativa com vínculo à Câmara Municipal de Lisboa arbitra o jogo entre Chelsea e Manchester City, da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões feminina de futebol.
A primeira mulher a arbitrar um jogo das competições nacionais masculinas seniores em Portugal foi Ana Raquel Brochado, que, em 17 de setembro de 2006, dirigiu o embate entre Bombarralense e Monsanto, da III Divisão.