Mais de 2.500 espetadores assistiram este domingo, 20 de janeiro, à vitória da Seleção Nacional feminina “A” sobre a Ucrânia, por 3-0, em jogo realizado no Estádio Dr. Alves Vieira, em Torres Novas.
Dolores Silva, Diana Silva e Jéssica Silva apontaram os golos daquele que é o primeiro triunfo equipa nacional em 2019, conseguido três dias depois do empate entre as duas seleções a um golo, em Abrantes.
Foi uma primeira parte muito forte da Equipa das Quinas, a circular bem a bola, a encostar as ucranianas às cordas e a render dois golos antes do intervalo. Dolores Silva adiantou Portugal aos dez minutos, na transformação de uma grande penalidade, e Diana Silva dilatou essa vantagem aos 16, num dos vários ataques de qualidade da armada lusa.
O segundo tempo foi ligeiramente diferente, mais de controlo, devido à postura agressiva da formação de leste, mas com a seleção portuguesa ainda a mandar no jogo. Ninguém estranhou, por isso, o terceiro golo da Seleção Nacional, numa entrada de rompante de Jéssica Silva na área contrária.
Estes encontros frente à Ucrânia servem os propósitos de preparação da armada lusa para o apuramento do próximo Campeonato da Europa. Portugal irá conhecer os seus adversários a 21 de fevereiro, no sorteio que decorrerá na sede da UEFA, em Nyon.
As comandadas de Francisco Neto serão sorteadas no pote 3, juntamente com as seleções de Irlanda, Polónia, Roménia, Sérvia, Eslovénia, Hungria, Bósnia e Herzegovina e Bielorrússia.
Passam à fase final do Europeu, que irá disputar-se em Inglaterra, no verão de 2021, os vencedores dos nove grupos sorteados e os três melhores segundos classificados. Os restantes segundos irão disputar um play-off em outubro de 2020.