Nos primeiros dias do novo ano, está na hora de olhar para 2013 e ver onde as palavras "hóquei", "talento" e "Ribatejo" se unem e fazem sentido, e acabamos por constatar que se juntam em muitas situações, talvez as mais relevantes.
Sem esquecer que, para além destes, há outros talentos nesta região que certamente irão elevar bem alto o nome do Ribatejo.
Diogo Neves
Já com muitos anos de Lisboa, primeiro ao serviço do Sporting CP e agora no SL Benfica, 2013 foi o ano da consagração do jovem almeirinense, que se sagrou campeão mundial Sub-20 em Cartagena das Índias, na Colômbia, evento onde foi considerado o melhor jogador.
Para além deste título, juntou outros a nível clubístico como vencedor da Taça Continental, Taça Intercontinental (onde apontou um golo) e afirma-se cada vez mais como opção para a equipa sénior encarnada, com Pedro Nunes a acreditar no seu valor e dar-lhe tempo de “pista” seja a nível nacional, seja a nível internacional.
Carlos “Carlitos” Silva
O jovem guarda-redes tomarense teve em 2013 um ano para mais tarde recordar e juntar, na sua galeria, ao título de Campeão Nacional de Juvenis alcançado em 2011/2012 ao serviço do SC Tomar.
Carlitos foi opção de Tikinho para a baliza da Seleção Nacional de Sub-17 que se sagrou Campeão Europeia em Alcobendas.
O guarda-redes ribatejano fez a estreia internacional frente a Israel logo no primeiro jogo do certame.
As boas exibições que vinha fazendo com a camisola do SC Tomar e da Selecção foram decisivas para o SL Benfica o chamar para a sua equipa de Sub-17
Frederico “Freddy” Neves
Outro caso de talento “made in Ribatejo” que invade os rinques nacionais e internacionais.
O jovem natural de Almeirim sagrou-se em 2013 campeão Nacional de Iniciados ao serviço do Sporting CP, viu a sua equipa onde enverga a braçadeira de capitão receber o Prémio Stromp e no Europeu de Sub-15 que se disputou em Espanha foi eleito para o cinco ideal do Torneio.
Tiago Godinho
Outro jovem Tomarense que representa o SL Benfica e que a par de Carlitos Silva se sagrou Campeão Nacional de Juvenis em 2011/2012 ao serviço dos verde e brancos da Cidade dos Templários e que viria a repetir o feito na passada época, desta feita ao serviço do SL Benfica.
Atualmente como Júnior, Tiago Godinho é uma das mais-valias da equipa encarnada que esta época tenta o tri no Nacional da categoria, sendo também utilizado na equipa “B” encarnada que disputa a III Divisão Sul.
Pedro Martins e José “Zé” Pedro
Estes dois jovens rumaram esta época até Lisboa para representarem o SL Benfica, vendo assim reconhecido o seu talento e o trabalho que SC Tomar e ACR Santa Cita fizeram na sua formação.
Pedro Martins é assim um trunfo de Jorge Godinho na equipa de Juniores sendo também utilizado na equipa “B” encarnada que disputa a III Divisão Sul.
Zé Pedro é considerado por muitos como um dos melhores Sub-17 a actuar no Ribatejo viu esse talento ser reconhecido.
Jorge Godinho
Dispensa qualquer tipo de apresentação, este técnico Ribatejano, que ano após ano vai colecionando títulos e 2013 não foi excepção.
Jorge Godinho sagrou-se bi-campeão Nacional de Juniores e conduziu a equipa de Juvenis encarnada igualmente ao título Nacional.
Este ano para além do desafio de conquistar o tri para a equipa Júnior, ainda orienta a equipa “B” encarnada que tenta o título Nacional da III Divisão.
Como foi dito anteriormente, outros jovens Ribatejanos vão espalhando talento por esses rinques fora, e se não têm tido a projecção dos anteriormente referidos, apesar de alguns ostentarem as insígnias de Campeões Nacionais, são sem dúvida excelentes ativos para os clubes que representam, e poderão dar o “salto” a qualquer momento, como por exemplo Edgar Costa (União FE), Alexandre Marques e David Domingues (Académica Coimbra) e Hernâni Diniz (SC Tomar), entre outros que a seu tempo terão a devida referência.
Francisco Gavancho