O brasileiro Caio Bonfim, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, o sueco Perseus Karlström, atual campeão europeu dos 20 km marcha e vice-campeão mundial em 2023 na mesma distância, e o jovem etíope Misgana Wakuma Fekansa, campeão dos Jogos Africanos de 2024 nos 20 km, são alguns dos nomes principais do 32º Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha, que se realiza este sábado, 12 de abril, nas ruas centrais da cidade.
Entre os principais destaques da edição deste ano está a participação do riomaiorense João Vieira, figura incontornável da marcha portuguesa, vice-campeão mundial nos 50 km em 2019 e 5.º classificado nos Jogos Olímpicos de Tóquio, detentor de um impressionante palmarés com múltiplos títulos nacionais, participações em cinco Jogos Olímpicos e várias medalhas em campeonatos internacionais.
No setor feminino, a atenção recai sobre a experiente peruana Kimberly García, campeã mundial dos 20 km e 35 km em 2022 e vencedora desta prova riomaiorense em 2017, 2022 e 2024. A competição contará ainda com a espanhola Laura García-Caro, atualmente no 9.º lugar do ranking mundial da World Athletics e 7.ª classificada nos Jogos Olímpicos de Paris, que se estreia em Rio Maior, tal como a equatoriana Paula Torres, que alcançou o 9.º lugar nos mesmos Jogos.
Entre as portuguesas, destaque para a marchadora local Inês Mendes, que atravessa um excelente momento de forma, após conquistar o segundo lugar nos Campeonatos Nacionais de 20 km. Junta-se a ela Vitória Oliveira, que regressa ao grande prémio de Rio Maior com o título nacional dos 20 km recentemente conquistado.
As provas jovens e de promoção terão início às 15h30, enquanto as provas internacionais de 10 e 20 km começam às 17h00 (femininos) e 17h12 (masculinos). Durante a manhã, o Jardim Municipal 25 de Abril acolherá diversas atividades dedicadas à população sénior, promovidas pelo programa Mais Desporto, Mais Saúde Rio Maior, numa iniciativa que alia atividade física e lazer.
A mais prestigiada prova internacional de marcha atlética em Portugal volta a realizar-se, integrada no circuito Gold Level RW Event do World Race Walking Tour, sob a égide da World Athletics.
A organização do evento é da responsabilidade do Município de Rio Maior, da Desmor e do Clube de Natação de Rio Maior, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Santarém.