“Tata” Martins recebeu o Prémio Juventude 2021, que se destina a premiar o atleta nacional masculino e a atleta nacional feminina, de escalões jovens, que mais se tenham distinguido pela obtenção de resultados de excelência em competições internacionais ao mais alto nível desportivo, sendo relevante também o mérito do percurso académico.
Maria Martins é campeã europeia Sub-23 e de Juniores, em 2021, na disciplina de omnium, ciclismo de pista; e conquistou um diploma olímpico com o 7.º lugar nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, na estreia de Portugal nesta disciplina.
“É um orgulho ter alcançado estes feitos com a bandeira de Portugal”, disse a ciclista da Moçarria, Santarém.
TROFÉU OLÍMPICO PARA RIO MAIOR
Quanto à Câmara de Rio Maior, recebeu o Troféu Olímpico, que se destina a galardoar, em cada olímpiada, entidades que se tenham destacado pelo seu trabalho no fomento do desporto, particularmente no domínio das modalidades e disciplinas do programa dos Jogos Olímpicos.
“A Câmara Municipal de Rio Maior tem-se destacado nas últimas décadas, na promoção e gestão do fenómeno desportivo no concelho. Com a criação da empresa pública municipal Desmor, esta passou a ser a entidade responsável pela gestão, manutenção e promoção do complexo desportivo que integra um amplo conjunto de instalações. Numa parceria com o COP, tem instalado um centro de preparação olímpica, que recebe desportistas nacionais e internacionais, destacando-se os 18 atletas de cinco modalidades que vieram a conseguir medalhas nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020”, justifica o COP.
“Rio Maior fez uma escolha ao apostar no cluster do desporto para o seu desenvolvimento. Temos desenvolvido um ecossistema para que o atleta não pense em mais nada”, disse o presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias.
ATLETAS E INSTITUIÇÕES DE ELITE
Além de Maria Martins e da Câmara de Rio Maior, foram distinguidas outras pessoas e instituições. Os medalhados olímpicos, em Tóquio 2020, Pedro Pichardo, Patrícia Mamona, Jorge Fonseca e Fernando Pimenta ganharam a Medalha de Excelência Desportiva atribuída pelo Comité Olímpico de Portugal.
José Vicente Moura foi distinguido com a Ordem Olímpica Nacional. Já o Prémio Juventude masculino foi atribuído a Pedro Casinha (Canoagem). Pamela Vipond, do Comité Olímpico Internacional, ganhou a Medalha de Mérito, enquanto o Prémio Prestígio distinguiu o Hospital dos Lusíadas.































