Sáb, 2 Dezembro 2023

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Maria Martins conquista segunda medalha de prata em dois dias

A ciclista portuguesa Maria Martins conquistou esta quarta-feira, 18 de agosto, a segunda medalha de prata em apenas dois dias no Campeonato da Europa de ciclismo de pista, que decorre em Apeldoorn, nos Países Baixos.


Na corrida de Scratch, a atleta natural da Moçarria (Santarém) foi uma das principais animadoras, uma vez que, juntamente com a norueguesa Nora Tveit, tentou deixar o pelotão, quando estavam percorridas 24 das 40 voltas da prova.

A movimentação não resultou, mas deu o mote para o resto da corrida. As últimas dez voltas foram muito rápidas e intensas, com permanentes ataques. A belga Katrijn de Clercq entrou isolada na última volta e esteve quase a conquistar a medalha de ouro. Só que o ritmo do pelotão foi tão forte nos metros finais que a fugitiva foi alcançada na reta final e não foi além do quinto posto.

Entre as mais velozes e resistentes que vieram de trás para discutir as medalhas estava Maria Martins. Conseguiu a segunda medalha de prata em dois dias de competição, desta vez batida apenas pela neerlandesa Maike van der Duin. A italiana Martina Fidanza fechou o pódio.

“Hoje é mais um dia especial. Que dia lindo!”, exclamou Maria Martins, referindo-se à medalha que conquistou, mas também ao título europeu masculino arrebatado pelo português Rodrigo Caixas. “Logo depois da minha corrida tive aquela emoção e euforia! Vivi aquele título europeu como se fosse meu. Foi muito bonito e é uma experiência já tive, no passado, com o Iúri [Leitão] e com os gémeos [Ivo e Rui Oliveira]”, acrescentou”.

Sobre a sua própria medalha, Maria Martins confessou que “o plano passava por tentar surpreender as adversárias e não levar a discussão para o sprint. Mas havia muitas corredoras que queriam ganhar e as tentativas não resultaram. Nas últimas dez voltas houve uma série de ataques e o pelotão não parou mais até final. Alcançámos a fugitiva mesmo em cima da meta, em pleno sprint. Foi entusiasmante! Fica sempre o sabor agridoce de não ter chegado à medalha que ando a perseguir há tanto tempo? Mas não tenho pressa. Sei que, com o trabalho, essa medalha vai chegar, mais tarde ou mais cedo”, assegurou Maria Martins, que já conquistou onze medalhas, todas de prata e bronze, em Europeus e Mundiais.

Na quinta-feira, Maria Martins disputa a prova feminina de Omniun, às 15h55.

Recorde-se que a atleta escalabitana, sétima nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 tinha conquistado na terça-feira a medalha de prata na prova de eliminação feminina para sub-23.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB